Com produção da Têm Dendê, filmes o Barco e Rio e Loba participam de laboratórios de desenvolvimento de projetos do BrLab

Com produção assinada pela Têm Dendê Produções, o longa-metragem ‘O Barco e o Rio’ é uma das produções que participam do BrLab Features, tradicional laboratório de desenvolvimento de projetos de longa-metragem de ficção do BrLab onde os produtores, diretores e roteiristas representantes dos dez projetos selecionados recebem consultorias integrais em pilares fundamentais para uma melhor realização de seus filmes: roteiro, direção, produção e distribuição.

“Me sinto bastante instigado pelas questões que os tutores estão trazendo e, sem dúvida, o projeto vai sair bastante engrandecido com o laboratório”, destaca Bernardo Ale Abinader, roteirista e diretor do filme.

‘O Barco e o Rio’ se debruça sobre a história de Vera. Casada com um pastor com quem deseja ter um filho e construir uma família tradicional, mas durante uma viagem pelos rios da Amazônia para evangelizar ribeirinhos, ela conhece Kauany, que desperta nela um desejo intenso e inesperado e que a coloca numa situação de conflito sobre a vida idealizada até aquele momento e as novas possibilidades de sentir e existir a partir desse encontro.

“O Barco e o Rio” mostra para além de narrativas centralizadoras e aponta para a direção de que é um desejo das pessoas verem outras existências nas telas e participar do BrLab Features com esse filme é muito interessante e muito especial porque é uma história que fala sobre o Amazonas e sobre a subjetividade das pessoas que estão nessa região. É uma produção que nos ensina e nos mostra um outro olhar, um olhar diferente daquele que imprimimos em outras obras ao longo da nossa trajetória”, destaca Vânia Lima, que ao lado de Keyti Souza, assina a produção executiva do longa.

Contando a história de uma travesti que aos 40 anos decide dar fim à sua realidade de prostituição em Milão, na Itália, mas vê seus planos serem revolucionados por um processo policial que culmina em sua deportação do país europeu, Loba, outra produção da Têm Dendê participa workshop de design de audiência para filmes em desenvolvimento do BrLab Audience Design.

O roteiro e a direção do filme são assinados por Luiz Bertazzo. Na avaliação dele, o BrLab “tem sido uma ótima plataforma para fortalecer o projeto e diagnosticar questões que precisam ser trabalhadas quando se pensa em um mercado de fundos internacionais”.

Produtora executiva, Keyti Souza também enxerga o laboratório como um acelerador para o desenvolvimento do projeto. “Vamos contar uma história de representatividade LGBTQIA+ e buscamos Vânia Lima e eu na produção executiva e o Bertazzo na condução do roteiro e direção fazer um filme que mostre essa história de identificação tão importante e necessária, mas que também atenda aos anseios que a audiência e o mercado têm sobre a temática e nesse quesito temos tido ótimas experiências no BrLab Audience Design. Com toda certeza sairemos daqui com um trabalho ainda mais forte e maduro”, avalia.

O BrLab Features e o BrLab Audience Design acontecem em São Paulo, de 21 a 27 de novembro.