Têm Dendê vai a Biarritz em busca de coprodutores para longa-metragem “O Barco e o Rio

O curta amazonense ‘O Barco e o Rio’ é uma das produções selecionadas para o BAL LAB , laboratório de Projetos Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz. O Festival é realizado anualmente na cidade francesa de Biarritz, desde 1979 para promover o cinema e a cultura latino-americana junto ao povo francês e oferecer oportunidades de distribuição ou coproduções de filmes latino-americanos.

Assinado pelo diretor Bernardo Ale Abinader, o curta conquistou a crítica especializada e chega à França em busca de novos coprodutores que possam viabilizar a adaptação do longa-metragem de mesmo nome, que terá a produção assinada pela Têm Dendê.

De acordo com o diretor, o Barco e o Rio é um filme que fala sobre o Amazonas e sobre a subjetividade das pessoas que estão nessa região. “Fico feliz que após participar do Laboratório Cena 15 em 2020 conseguimos participar como indicados pelo Programa Paradiso para o BAL LAB”, comemora.

O longa-metragem vai se debruçar sobre a história de Vera. Ela é casada com um pastor com quem deseja ter um filho e construir uma família tradicional, mas durante uma viagem pelos rios da Amazônia para evangelizar ribeirinhos, ela conhece Kauany, que desperta nela um desejo intenso e inesperado e que a coloca numa situação de conflito sobre a vida idealizada até aquele momento e as novas possibilidades de sentir e existir a partir desse encontro.

“O Barco e o Rio” mostra para além de narrativas centralizadoras. Entendo que o filme aponta para a direção de que é um desejo das pessoas verem outras existências nas telas”, destaca Vânia Lima, produtora executiva do projeto.

O diretor e roteirista Bernardo Ale Abinader, de Manaus (AM) e a produtora da Têm Dendê, Vânia Lima, de Salvador (BA), participam do laboratório BAL-LAB, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, com o projeto de longa-metragem “O Barco e o Rio” e contam com o apoio do Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, que investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos.

O Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz realiza competições de filmes inéditos em longas, curtas-metragens e documentários (em parceria com a União Latina). Além dos filmes em competição a cada ano, o festival apresenta anualmente homenagens e retrospectivas em torno de diferentes temas e será realizado entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro de 2021.