“Futuro do Pretérito (Im)Perfeito” reúne profissionais do audiovisual baiano em construção de roteiro

Uma mulher que se prepara para prever o futuro, mas não para o que isso poderia lhe reservar. Esse é o enredo de Futuro do Pretérito (Im)Perfeito, novo projeto de desenvolvimento da Lima Comunicação, produtora audiovisual independente, especializada em negócios e propriedade intelectual, que presta consultoria e executa projetos no cenário audiovisual e que integra o grupo Têm Dendê Produções. O roteiro do projeto ganhou uma leitura online que reúne depoimentos sobre os profissionais envolvidos na elaboração do projeto.
Assista:https://www.youtube.com/watch?v=oxQebeNyM58

Com roteiro de Vânia Lima – que é também diretora do projeto – e Ailly Cavalcante; assistência de roteiro de Diego Saolli; produção executiva de Keyti Souza; produção de Bruno Ramos e montagem de Evanize Essi e Filipe S. Souza, o longa ficcional conta a história de Abá Cazumbá, a terceira irmã de uma família do Subúrbio Ferroviário de Salvador, mais precisamente da Vila Palmares, em São Thomé de Paripe. Vindos da Angola, os Cazumbá conseguiram manter o sobrenome graças à bisavó. Abá é uma mulher moderna que poderia estar em qualquer lugar, mas escolhe ouvir sua intuição e voltar para a sua essência, sua casa, contrariando as previsões.

“A família de Abá foi também baseada na essência de uma família do Subúrbio, e em muitos momentos vejo a minha e sei que muitas pessoas veem nesse lugar suas próprias famílias em seus desenhos: homoafetiva, normativa, com suas raízes, crenças, ranhuras e reconstruções. Este cenário humano também é outro ponto de atração da história, que se junta à forma de falar, de vestir, os nomes dos personagens, garantindo identidade e credibilidade, confiança para eles”, antecipa Vânia Lima, diretora e roteirista do projeto.

Vânia afirma que um dos pontos altos do projeto é pensar em outra Bahia, que sai um pouco do Centro e vai em outra direção: “Os lugares de observação estão sempre numa Salvador mais central ou no Recôncavo Baiano. Esse projeto vem para repensar o olhar em praias, vielas, e expressões geográficas tão naturais para estas comunidades e que falam de uma essência de Bahia, enche os olhos e o coração, ainda mais após um momento de profundo isolamento onde buscamos o que mais nos toca”.

Ailly Cavalcante também assina o roteiro do projeto. Ela destaca que o longa chama a atenção para viver o presente: “Futuro do Pretérito (Im)Perfeito chama atenção para importância dos caminhos que vivemos no presente. O agora tem mais a nos dizer do que as expectativas criadas no passado”. Para ela, também é um filme sobre jornadas: “Abá o tempo todo busca por um lugar onde se sentisse inteira no que faz, sendo que o verdadeiro motor de transformação dela é ela própria”.

Futuro do Pretérito (im)Perfeito tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

No link abaixo você acessa o resumo do argumento geral, o resumo do projeto técnico e o resumo do projeto executivo da série Ave Amore.

https://drive.google.com/drive/folders/1GjFbjeaZdyEA8K3On0RWEAzbdLOOA2-q?usp=sharing

Ficha Técnica

Direção
Vânia Lima

Roteiristas
Ailly Cavalcante
Vânia Lima

Corroteirista
Diego Saoli

Script Doctoring
Luiz Bertazzo

Produtora Executiva
Keyti Souza

Produtor
Bruno Ramos

Montadores
EvanizeEssi
Filipe S. Souza