Lázaro Ramos e Wagner Moura participam de documentário sobre teatro baiano

Em fase de produção em Salvador (BA), o documentário 50 Anos em Cena, que narra a história das últimas cinco décadas do teatro na Bahia, vai contar com os depoimentos dos atores Lázaro Ramos e Wagner Moura, que iniciaram suas trajetórias nos palcos da capital baiana. O objetivo é apresentar o olhar dos dois artistas sobre o tema, além de resgatar suas memórias sobre essa trajetória. O documentário, coproduzido pela Têm Dendê Produções e Bahia Visual, com autoria e roteiro de Alan Miranda, propõe narrar a trajetória do teatro na Bahia dos anos 1970 até hoje, percorrendo os principais espetáculos de cada decênio.

As gravações aconteceram de forma remota, e durante a entrevista a Pola Ribeiro, diretor do filme, Lázaro Ramos contou que, antes de integrar o Bando de Teatro Olodum, ele estudou em uma escola pública em Salvador, quando teve o primeiro contato com o teatro e onde soube da existência do Bando. “Eu lembro até hoje a primeira vez que eu vi o Bando. Eu não sabia dessa possibilidade de agrupar essas pessoas que diziam em tudo o que faziam, no sorriso, nas piadas, na presença dançando, nos textos que criavam, eles reivindicavam a sua existência e o seu espaço. E assim eu me apaixonei pelo teatro e entendi o teatro pela primeira vez”, conta Lázaro.

Já Wagner Moura recordou que ao começar a atuar em Salvador, havia uma relação muito próxima entre o teatro baiano e o público. “As pessoas iam ao teatro para ver o teatro em Salvador. As primeiras peças que eu comecei a ver na minha vida foram obras dessa época, desse momento. Foi uma época muito fértil para fazer teatro em Salvador. Nós éramos atores de teatro, não existia a possibilidade da gente ir pra televisão. E tínhamos um mercado para trabalhar e tínhamos público para assistir às nossas peças”, conta.

O documentário faz um passeio pelos teatros baianos, com depoimentos de artistas, roteiristas, diretores, cenógrafos, maquiadores, figurinistas e outros profissionais que transitam pela cena e que ajudaram a construir essa história. Espaços como o Teatro Castro Alves, Fundação Gregório de Mattos, Teatro Vila Velha e Teatro Martins Gonçalves são registrados na fotografia de Claudio Antônio. O filme contará ainda com entrevistas com nomes como Harildo Deda, Hebe Alves, Fernanda Julia, Valdinéia Soriano, Cleise Mendes, Lelo Filho, Fernando Guerreiro e Márcio Meirelles. A produção executiva é de Paula Hazin e Bruno Ramos. O projeto tem a consultoria do professor Raimundo Matos Leão, Mestre em Artes Cênicas, professor da Escola de Teatro da UFBA e autor de “Abertura para outra cena: o moderno teatro na Bahia”.

O lançamento do documentário deve ocorrer até o primeiro semestre de 2022. A obra é realizada com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual da Ancine, por meio do Prodav 2.