Série do canal Arte 1 mostra trajetória de Milton Hatoum

“Memórias do Brasil”, que vai ao ar nesta sexta-feira (30), traz depoimentos de escritores e amigos do autor amazonense

A trajetória de Milton Hatoum é tema da série documental Memórias do Brasil, que vai ao ar nesta sexta-feira (30), a partir das 20h30, no canal pago Arte 1.

O episódio conta com depoimentos de escritores e amigos de Hatoum, nome importante da literatura brasileira contemporânea. O escritor destaca na série seu olhar sobre a literatura e as traduções de seus livros — sua obra foi publicada em 14 países. Ele conta também sobre uma carta que recebeu de Jorge Amado, depois de enviar para o escritor baiano uma cópia do seu primeiro romance, Relato de um certo Oriente.

Autor de livros importantes como Cinzas do norte e Dois irmãos, Hatoum nasceu em 1952, em Manaus (AM), onde passou a infância e parte da juventude. Em 1967 mudou-se para Brasília e por lá estudou no Colégio de Aplicação da UnB.

Morou durante a década de 1970 em São Paulo, onde se formou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.  Trabalhou como jornalista cultural e foi professor universitário de História da Arquitetura. Em 1980 viajou como bolsista para a Espanha, onde morou em Madri e Barcelona.

Em 2017, seu best-seller Dois irmãos foi adaptado para a TV, sendo transformado em minissérie da Rede Globo pelo diretor Luiz Fernando Carvalho. Seu livro mais recente é Pontos de fuga, de 2019, segundo romance da trilogia O lugar mais sombrio.